O poder de reação diante dos resultados negativos

Olá, sou Sérgio Clemente, sou Coach, meu trabalho é fazer as pessoas atingirem seus objetivos. Mais do que isso, é ajudar as pessoas a estarem em contínuo crescimento, em qualquer área da vida.

Essa semana saiu no noticiário esportivo a matéria que apontava o único time 100% entre as quatro séries do Campeonato Brasileiro – o Rio Branco – AC, treinado pelo técnico Renê Marques, conhecido do pessoal de Itajaí por ter conseguido o acesso com o Almirante Barroso mais recentemente.

Curioso que comentando sobre a vitória, líder isolado da chave, invicto e já classificado para a segunda fase da competição, o técnico Renê Marques admitiu que a equipe sofreu “um apagão” durante parte do jogo e que “uma das vantagens de sua equipe é o poder de reação diante dos resultados negativos”. Segundo disse: “time bom sabe tomar gol”.

De fato, esta é uma verdade que cabe não só para uma equipe de futebol, mas na verdade, para vida. Porque é óbvia a vantagem que qualquer empresa, profissional ou aluno tem, quando tem poder de reação diante de resultados negativos.

Se não, veja, estatisticamente falando é muito mais provável um resultado negativo em qualquer empreitada que fizermos. Vai abrir um negócio, é estatisticamente é mais provável que você vai quebrar. Vai conhecer alguém, é estatisticamente é mais provável que você vai se desencantar.

Pense em Thomas Edison. O cara patenteou mais de 1.000 invenções, entre elas a lâmpada elétrica, mas ainda assim ficou conhecido pela frase “eu não falhei, eu descobri 10.000 maneiras em que ela não funcionava” ao se referir sobre a quantidade de vezes que “falhou” antes de descobrir como fazer a lâmpada elétrica.

Isso é que é poder de reação diante de resultados negativos.
Esse exemplo nos dá o que pensar. Como está minha capacidade de reação diante de resultados negativos? Espero nunca vai tomar gols na vida? Ou assim como o “Estrelão” somos um time que sabe tomar gol e ainda assim sabe levantar a cabeça e dar a volta por cima? Como anda minha capacidade de errar, aprender e melhorar? Entendo os erros como fracassos pessoais? Ou como uma coisa normal da vida, que se for bem aproveitada será útil para o crescimento pessoal e profissional?

Não se engane. Você vai errar. Todo mundo erra. Mas, alguns caem no chão e ficam por ali mesmo. Outros levantam. Tentam de novo. Tentam 10.000 vezes como Thomas Edison tentou. E por não desistir de tentar, acabam acertando. E daí tem um monte de gente que vai dizer que foi sorte. E até pode ter sido. Porque não esqueça que sorte é o encontro da preparação com a oportunidade. E porque não acrescentar, com a persistência!

... Tá precisando de sorte ... chame o Coach!

Quer saber mais sobre o Coach, visite o site: www.alcancesuameta.net

links das referências
http://globoesporte.globo.com/ac/futebol/times/rio-branco-ac/noticia/rene-marques-enaltece-classificacao-mas-reconhece-apagao-no-segundo-tempo.ghtml
http://globoesporte.globo.com/ac/futebol/times/rio-branco-ac/noticia/rio-branco-ac-e-unico-time-100-entre-as-quatro-series-do-brasileiro.ghtml



Comentários